Evasão no ensino superior, veja como encarar este cenário

A evasão no ensino superior é um cenário que pode ser controlado e revertido. Descubra agora como otimizar a retenção dos alunos!

O Brasil tem, hoje, em torno de 8,2 milhões de pessoas matriculadas no ensino superior (cerca de 4% da população). Contudo, de acordo com o último Censo da Educação, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), o número de pessoas que abandonam ou trancam a graduação tem aumentado gradativamente, sendo que, em 2017, a taxa de evasão de alguns cursos ultrapassou os 50%.

Além de ser um problema social, é para as Instituições de Ensino um problema administrativo, visto o impacto negativo na receita. Com o meio educacional cada vez mais competitivo, é imprescindível entender os motivos que levam o aluno a desistir da graduação, transformando-os em políticas e práticas para aumentar a taxa de retenção.

Baseando-se nisso, trabalhando de maneira coordenada e estratégica, utilizando tecnologias que estão à sua disposição, é possível ter melhores resultados na taxa de retenção.

A ideia é oferecer soluções práticas e resolutivas, para atender necessidades básicas dos alunos. Aproximá-los do mercado e oferecer suporte efetivo para construção da sua carreira, por exemplo, são carências básicas a praticamente todos.

 

Veja a seguir algumas ações objetivas para reduzir a evasão no ensino superior

Planejamento de carreira

Acompanhar e planejar efetivamente a carreira do aluno, desde sua entrada na graduação, é certamente um grande diferencial. Dessa forma, você dá mais segurança de que ele vai desenvolver o que precisa para otimizar suas chances de sucesso na vida profissional.

Quanto mais seu aluno sentir que está recebendo um serviço personalizado, maior será a probabilidade de envolvimento com a Instituição.

Para isso, contar com um sistema que garanta a qualidade da informação e automatize processos para análise das competências que precisam ser desenvolvidas, por exemplo, além de manter tudo organizado e acessível, é um grande passo.

É importante atuar como uma Instituição preocupada com a experiência do aluno, atendendo aspectos de desenvolvimento acadêmico, profissional, social e psicológico, bem como apoiar o aluno na conquista das suas metas.

 

demonstração valorizza carreiras

 

Fomentar acesso ao mercado

Você já tem um canal para ofertas de vagas para estágio, trainee e efetivos, conhecido e utilizado em massa por empresas e alunos? Que seja simples, intuitivo e funcional?

Centralizar essas informações em único lugar é muito mais efetivo divulgar que murais e paredes da Instituição. Além de facilitar o acesso dos alunos à essas vagas, que podem cadastrar seu currículo e definir áreas de interesse, sendo notificados das vagas desejadas.

Sem contar que você pode eliminar intermediários durante todo esse processo, tendo muito mais autonomia e agilidade. Assim, torna-se uma ferramenta que pode aproximar sua Instituição do meio empresarial.

Trabalhar utilizando dados

Utilizar a tecnologia como ferramenta para coletar dados de interesse podem trazer melhorias a processos, comunicação e aprendizagem. Tudo isso confluindo para a experiência do aluno.

Por mais que sejam assuntos desafiadores, a tecnologia oferece possibilidades para trabalhar contra os índices de evasão universitária e é preciso aproveitar estas oportunidades. É possível inverter o cenário, apoiar o sonho das pessoas em concluir o ensino superior e aumentar sua permanência dentro da Instituição.

Quer entrar em contato com um de nossos especialistas para ver nossas soluções que podem ajudar a diminuir a evasão de alunos? Clique e agende uma ligação!

Deixe um comentário