Desenvolvimento de competências na vida acadêmica auxilia jovens no mercado profissional
Educação socioemocional no Ensino Superior. Muito mais do que profissionais com habilidades técnicas, o mundo demanda pessoas capazes de enfrentar desafios e superar adversidades, além de aptas a realizar um bom trabalho em equipe. Sob este contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES), são ambientes ideais para acolher e preparar os jovens a entender e lidar com a inteligência emocional. Neste caminho, a vida acadêmica pode oportunizar auxílio no desenvolvimento das competências necessárias para o trato das situações mais adversas, seja na vida acadêmica ou no mercado de trabalho.
Por que a Educação socioemocional no Ensino Superior é relevante?
Na sociedade atual, é importante que o processo de construção das habilidades socioemocionais inicie ainda na fase escolar. Entretanto, o seu aprendizado deve ir além da escola: é fundamental que perpetue ao longo da vida acadêmica do jovem, ocasião em que será incentivado a lidar com as incertezas e a complexidade que o cercam. O trabalho em equipe, o tato para lidar com opiniões divergentes e valores, e a importância das metas para o indivíduo, são pontos fundamentais para a boa relação interpessoal. Autoconhecimento e autoconfiança, controle das emoções e relacionamentos construídos com confiança e respeito, são o resultado do desenvolvimento das habilidades emocionais.
Como as IES podem trabalhar a educação socioemocional
A educação socioemocional é composta por habilidades relevantes para formar adultos capazes de tirar o melhor das situações difíceis. Mas, afinal, como as IES devem lidar com essa tendência no Ensino Superior? Uma dica é incluir o tema no plano de aula, pensando em estratégias capazes de extrair o melhor de cada jovem. Como resultado, sua IES pode entregar ao mercado de trabalho profissionais melhor capacitados a participar de processos de recrutamento e seleção que contam com etapas para analisar as competências dos candidatos. Proporcionar atividades em grupo é um caminho para desenvolver a educação socioemocional. A razão é simples: o senso de cooperação, a capacidade de lidar com o sentimento de frustração a partir do contato com diferentes opiniões e a oportunidade de liderar, resultam num crescimento pessoal diretamente ligado à melhora das habilidades de relacionamento.
O contato com dilemas éticos é outro ponto importante, pois os alunos precisam se posicionar diante de situações desconfortáveis. O resultado é a melhora do autoconhecimento e pensamento crítico, uma vez que o jovem necessita, antes de mais nada, refletir sobre os temas propostos e, aí então, contribuir com seu ponto de vista. Outra importante atividade é a resolução de problemas, que está atrelada a outras competências, tais como empatia, criatividade, persistência e trabalho em equipe. Simular situações práticas da rotina profissional do aluno serve como incentivo para exercitar a inteligência emocional na conduta de situações consideradas difíceis. Como resultado, pode-se observar a melhora progressiva no potencial de liderança, bem como na segurança em si mesmo, necessária para a tomada de importantes decisões do cotidiano.
Prepare o seu aluno para o mercado de trabalho
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