Ensino Híbrido nas IES: entenda o conceito que vem transformando o ambiente acadêmico

Tendência da Educação pode impulsionar o desempenho dos estudantes universitários

A tecnologia é recurso fundamental à rotina de uma sala de aula. Com isso, nos últimos anos, o ensino vem passando por uma série de mudanças nas mais variadas esferas. Como consequência, a Educação Superior tem sido impactada com a crescente necessidade de adaptação a uma rotina de estudos que esteja atrelada à tecnologia. E é exatamente sob este aspecto que o Ensino Híbrido ganha espaço nos bancos universitários, pois engloba o uso das tecnologias focadas na personalização das ações de ensino e de aprendizagem. Enquanto ferramenta, apresenta aos educadores alternativas de integrar tecnologias digitais ao currículo de estudos.

 

O Ensino Híbrido contempla o ambiente online e presencial, proporcionando um aprendizado integral. O ambiente online, funciona da seguinte forma: o aluno tem total controle dos seus estudos, organizando sua agenda, local e forma como deseja estudar. Pesquisas na rede de internet, seja em um computador, celular, ou tablet, também são possíveis. O essencial é que, no ambiente virtual, o estudante controle o seu estudo, sendo o responsável pela tomada de decisões e sua autonomia. No ambiente presencial (offline), as aulas ocorrem nas salas de aula da universidade e pode ser realizada nas mais variadas situações: o acadêmico pode estudar com a turma ou em grupos, tanto na presença do professor quanto com sua ausência, ou, ainda, em momentos individuais. O essencial neste formato é que ocorra a valorização das relações, tanto entre os estudantes e o professor quanto entre os alunos. O objetivo principal na abordagem é a aprendizagem da aula.

 

Benefícios do Ensino Híbrido nas IES

Você já se perguntou quais os reais benefícios do Ensino Híbrido?! Nesta relação, podemos citar o melhor aproveitamento do tempo do professor em sala de aula, uma vez que as discussões poderão ser melhor direcionadas nos encontros presenciais. O planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno também é um diferencial, uma vez que a metodologia enfatiza o desenvolvimento individual no ambiente acadêmico. Como consequência, ocorre um maior engajamento dos alunos no aprendizado, ampliando o potencial da ação educativa, abordando intervenções efetivas. No grande grupo, ocorre a oportunidade de participar de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos colegas, além de uma aproximação da realidade universitária com o cotidiano do acadêmico.

 

Você já se perguntou quais tecnologias podem transformar o ambiente acadêmico e contribuir para aulas mais dinâmicas e inovadoras? Impulsione o ambiente universitário com sistemas inteligentes, como o Valorizza Carreiras.

 

Agende hoje mesmo uma demonstração com nossos especialistas e revolucione a força de vendas da sua empresa. NÃO PERCA TEMPO!

Agende uma demonstração com um especialista hoje mesmo!
VEJA UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe um comentário