A importância da empregabilidade para as Instituições de Ensino Superior

Prepare seus alunos para o mercado de trabalho e destaque-se da concorrência 

Muito mais do que um diploma universitário, o perfil do aluno atual é composto por um jovem em busca de uma posição no mercado de trabalho. Por isso, uma instituição disposta a investir na empregabilidade dos seus acadêmicos fará parte da relação daqueles que buscam realizar uma graduação em um local disposto a prepará-los, também, para boas oportunidades profissionais.

Para que a empregabilidade ocorra dentro das IES, é importante que seja observado o seguinte:

  • A correta manutenção de canais ativos de relacionamento com empresas;
  • Fomentar o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais entre os acadêmicos, bem como seu acompanhamento e orientação profissional;
  • Quanto maior for o percentual de egressos empregados em suas respectivas áreas de formação, consequentemente maior será o índice de empregabilidade das instituições. Este fator deve ser levado em consideração, inclusive, nos rankings nacionais e internacionais de melhores universidades.

Há uma série de iniciativas que podem funcionar na busca por resultados práticos de empregabilidade, mas a estruturação de um escritório de carreiras tem-se mostrado a mais eficiente, uma vez que é uma ferramenta estratégica. Nesta estrutura, as atividades do setor são realizadas com o apoio de softwares e tecnologias que centralizam e otimizam as atividades relacionadas à empregabilidade do quadro de alunos. A atividade, é essencial para que muitos alunos que, até então não teriam chance no mercado de trabalho, possam disputar uma vaga junto a outros profissionais e empresas.

A medida é essencial tanto para na atração quanto na retenção de estudantes, pois alunos com melhores perspectivas profissionais e financeiras, além de terem uma tendência a estar satisfeitos com a formação escolhidas, terão condições financeiras de permanecer estudando – ou seja – o risco de abandono da faculdade será menor.

Com o uso de softwares, como o Valorizza Carreiras, sua IES pode ter acesso a um sistema completo que irá tornar sua instituição ainda mais competitiva no mercado e capaz de auxiliar na retenção de seus alunos, aumentando os índices de empregabilidade. Conheça a Valorizza, nós acreditamos que a tecnologia pode aproximar pessoas!

 

Agende uma demonstração com um especialista hoje mesmo!
VEJA UMA DEMONSTRAÇÃO

 

Deixe um comentário