Recolocação profissional: razões para aderir ao outplacement

Conheça as razões para investir nesta solução 

Você, que trabalha com Recursos Humanos, certamente já deve ter ouvido falar de Outplacement. Mas, você conhece este termo?! O Outplacement consiste em um processo que serve de apoio ao colaborador e que o prepara para enxergar sua carreira de forma muito mais ampla, colocando-o em contato com novas ideias, pessoas e possibilidades e preparando-o para buscar novas oportunidades profissionais. É um processo que pode ser adotado por todas as organizações que desejam diminuir os impactos de uma demissão na carreira de um funcionário. Em tempos de crise como o que temos passado, as demissões são inevitáveis para algumas organizações, e essa solução contempla o planejamento de possíveis saídas de colaboradores, incluindo sua recolocação no mercado do trabalho.

 

Entenda como funciona o Outplacement:

  • planejamento da demissão a fase do planejamento inicia antes de comunicar ao funcionário o seu desligamento. É essencial realizar um estudo completo que levará em conta o perfil pessoal e profissional do colaborador, definindo, a partir disso, como deverá ser feita a demissão. É neste momento que são desenvolvidos os argumentos que serão apresentados ao profissional em seu desligamento, bem como será definida a duração de todo o processo de Outplacement;

 

  • comunicação com o profissionalneste momento, deve-se informar ao colaborador,  em uma conversa clara e objetiva, que está sendo desligado e por qual motivo. É fundamental informá-lo sobre seus direitos e benefícios trabalhistas seguir todo o planejamento previsto para o desligamento;

 

  • desenvolvimento da empregabilidadea orientação propriamente dita para recolocação no mercado de trabalho no menor tempo possível e com o mínimo de impacto para o desenvolvimento da carreira e também de sua vida pessoal é uma etapa que exige atenção especial da empresa. Nesta fase, é possível realizar com o colaborador ações diversas, tais como: construção ou reestruturação de um currículo claro, atraente e objetivo; análise da rede de contatos e indicação daqueles que poderiam beneficiá-lo na sua recolocação no mercado; realização de testes para identificar habilidades que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas; participação em palestras sobre carreira e mercado de trabalho; atendimento psicológico para ajudar o funcionário a passar pela transição de carreira; estudo da carreira para definir novos caminhos a seguir.

 

A proposta do Outplacement é acolher o funcionário em um momento difícil de sua carreira e não deixar que passe por este período sozinho. Dessa forma, os efeitos psicológicos e econômicos provocados por uma dispensa serão minimizados. Ao aderir a um processo de demissão humanizado, sua empresa também se beneficia, pois é um diferencial ao competir pelos melhores talentos no mercado de trabalho. Que tal gerar uma imagem institucional positiva dentro e fora da companhia, cumprir com um importante papel social da organização?!

 

Se além de humanizar o processo de demissão, sua empresa busca um sistema completo para recrutar e desenvolver equipes de alto desempenho, conheça o Valorizza Pessoas.

Agende hoje mesmo uma demonstração com nossos especialistas. NÃO PERCA TEMPO!

 

VEJA UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe um comentário