7 dicas para Gestão Empresarial em tempos de Crise

A diferença que pode fazer uma boa Gestão Empresarial em tempos de Crise para a sobrevivência da sua empresa

Sabemos que para manter uma organização saudável e que possa sobreviver a um cenário de adversidades, é necessária uma visão estratégica do negócio e um planejamento de ações bem estruturado. 

O gerenciamento de crise tem como objetivo estabelecer um conjunto de ações para enfrentar determinados momentos que possam afetar tanto a imagem da sua empresa, quanto a sua saúde financeira. E não estamos falando apenas de crise como a que temos enfrentado com a pandemia de COVID-19, mas também de crises geradas por conta de novos concorrentes, oscilações do mercado, entre outras.

OLHAR DO GESTOR 

Para que sua organização esteja bem preparada, é indispensável ter um bom gestor à frente da sua equipe. Tendo como principal função coordenar cada colaborador para a realização das suas atividades da forma correta, o gestor ainda é responsável por garantir a satisfação da equipe para não comprometer a produtividade.

E, para a realização eficiente da sua função, deve-se atentar ainda que o gestor esteja capacitado e satisfeito, pois servirá de motivação e referência aos colaboradores, e deverá propor soluções e estratégias em relação a crise enfrentada pela organização.

 

DICAS PARA GESTÃO DE CRISE EFICAZ

Um gestor capacitado é parte do caminho, porém é necessário estar atento a outros pontos importantes para uma gestão de crise eficaz.

Confira as dicas que listamos abaixo que irão te ajudar a superar crises:

1. Planejamento

Criar um planejamento para cumprimento de metas é fundamental para toda e qualquer organização, e principalmente em momentos de crise. Utilize métricas e indicadores para analisar o que foi ou não eficiente anteriormente e tomar a melhor decisão.

2. Inovação

Criar processos inovadores e criativos e transformando-os em diferenciais competitivos. São inúmeras as possibilidades dentro das organizações, seja para estimular os colaboradores e aumentar a motivação, ou melhorar processos com novas ferramentas, em setores específicos da empresa como a área comercial.  

3. Fortalecimento da marca

Mesmo em meio a crise, é fundamental que o setor de marketing mantenha a divulgação da empresa, mantendo um bom relacionamento e aproximando a sua marca dos seus clientes.

4. Equipe capacitada

Para empresas que desejam elevar a qualidade, uma dica importante é investir em treinamentos, sejam eles específicos da área de atuação, ou ainda de conhecimentos dos produtos/serviços da própria empresa. 

5. Softwares

Estes são imprescindíveis! A implementação de softwares de gestão auxilia na análise de desempenho da equipe, produtividade e metas, oferecendo mais assertividade e agilidade na tomada de decisões.

6. Boa administração das finanças

Atenção neste ponto! É extremante importante ter cuidado na hora da contratação de crédito, em vendas realizadas à prazo e cobranças de inadimplentes. Isso porque são nos momentos de crise que muitas empresas agem sob impulso e acabam gerando um grande problema nas finanças.

7. Repense os produtos/serviços oferecidos

Com uma boa análise você pode enfatizar os itens de maior demanda ou ainda criar novos produtos para alcançar um novo nicho de mercado.

 

Ficou claro a importância da gestão em períodos mais difíceis, como o da crise que estamos passando, não é? Com estas dicas você vai conseguir manter a sua empresa saudável! Aproveite e fale com nossos especialistas para conhecer as soluções que temos a oferecer.

 

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