A importância da gestão para professores e alunos no ensino EAD

Entenda como as mudanças no mercado tradicional estão afetando sua Instituição de Ensino

O cenário atual é de mudanças e transformações para as empresas, em decorrência da pandemia ocasionada pela Covid-19. Para as Instituições de Ensino Superior (IES), a transição do formato tradicional para outras formas de ensino, está sendo inevitável. Um segmento cada vez mais consolidado no Brasil é o do ensino a distância (EAD), que exigiu uma readequação das práticas de gestão. Além de demandar uma mudança nas práticas de gestão pedagógica, ele exige também a adaptação das atividades por meio da quebra de paradigmas.

Apesar de possuir suas próprias particularidades, a gestão do EAD exige planejamento estratégico focado em processos administrativos, estruturais e pedagógicos. Conheça melhor a estrutura e entenda como auxiliar sua organização neste momento em que as mudanças tornam-se inevitáveis:

  • gestão administrativa – sua ênfase é nos processos burocráticos da IES, tratando das questões básicas às mais complexas, que servem de base para o funcionamento da Instituição. Todo e qualquer planejamento deve seguir diretrizes relacionadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Além disso, é fundamental contar com um sistema de gestão que servirá para auxiliar o aluno durante sua trajetória acadêmica, desde a matrícula até a graduação;
  • gestão estrutural – esse tipo de gestão trata da forma como os processos burocráticos acontecem, incluindo questões relacionadas à estrutura física da IES, condições de trabalho do corpo docente e administrativo, além das plataformas de gestão utilizadas por todos. No EAD, a gestão estrutural exige atenção especial aos ambientes virtuais, comunicação e armazenamento de dados na nuvem;
  • gestão pedagógica – é o coração da IES, pois consiste na sua atividade-fim. No EAD, exige um olhar específico do viés pedagógico, tratando de questões relacionadas ao corpo docente, tais como sua formação e qualificação, metodologia do ensino, além das funcionalidades da plataforma utilizada. Esse tipo de gestão trabalha principalmente a perspectiva do acadêmico e do professor, uma vez que busca evitar ou diminuir a taxa de evasão no EAD, além de tornar os processos educacionais mais consistentes. Busca, principalmente, incentivar a autonomia do aluno, investir na qualificação do corpo docente e alinhar a Instituição às tendências do mercado.

Para o sucesso de uma gestão EAD, é importante ter em mente que a forma de trabalhar suas particularidades diferem do ensino presencial sob o ponto de vista gerencial. O planejamento é direcionado, principalmente, para a área tecnológica, pois o EAD necessita agilizar processos, além de estruturar em seu quadro de colaboradores uma equipe apta a lidar com diferentes tecnologias.

E agora, que tal usufruir do universo EAD com o que há de melhor em tecnologia para sua IES?! Conheça o Valorizza Carreiras, a ferramenta perfeita para auxiliar professores e alunos com funcionalidades exclusivas para o ensino a distância, dando muito mais independência para o seu polo acadêmico. Solicite uma demonstração gratuita hoje mesmo e teste as um sistema que vai permitir autonomia em diversas etapas do processo de estágio. Venha para a Valorizza Carreiras, nós acreditamos que a tecnologia pode aproximar pessoas!

 

VEJA UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe um comentário