A importância do ensino EAD no período pós-pandemia

Entenda os impactos da pandemia do novo coronavírus no Ensino Superior

 

Qual será o cenário do Ensino Superior quando o isolamento social acabar e retomarmos nossas vidas profissionais após o fim da crise de saúde gerada pelo novo coronavírus? Você deve estar se perguntando como os aprendizados mudarão o futuro do setor da educação, não é mesmo?! Conheça alguns aspectos que deverão ser reajustados no ensino EAD e tecnologias educacionais.

 

O cenário atual deixou claro que existe uma janela de oportunidades para que instituições públicas e privadas perpetuem o uso de recursos digitais em sala de aula. Agora, mais do que nunca, ficou evidente a necessidade de ter um planejamento em relação à utilização destes recursos. Para o futuro, podemos vislumbrar Instituições de Ensino Superior (IES) que já realizam um trabalho na migração com qualidade, pois já possuem em seu currículo cursos a distância, gerando um cenário no qual os alunos tenham o entendimento das vantagens do EAD de tal forma que decidam migrar para o EAD no futuro.

 

Uma estimativa para o futuro é que IES que não ofereciam cursos EAD adaptem suas grades curriculares para esta modalidade. Caso não seja realizado um planejamento adequado, por exemplo, se uma IES simplesmente migrou para o EAD como uma necessidade gerada pela pandemia, é possível que haja desestímulo ao aluno, por não compreender como a modalidade funciona. Dessa forma, é preciso trabalhar todo um planejamento para essa migração, caso contrário, poderá ocorrer uma piora na experiência proporcionada pelo EAD.

 

O EAD possibilita uma maior variedade de recursos que não são utilizados em sala de aula. Uma possibilidade diante deste novo cenário é a utilização da inteligência artificial, que permitirá trabalhar em grande escala o que o EAD já realiza em uma escala menor. Ou seja, poderá ocorrer uma personalização do EAD de um modo nunca visto antes.

 

É evidente, entretanto, que muitos locais ainda não está preparados para trabalhar 100% com o EAD, seja em função de questões econômicas, sociais ou de infraestrutura. Por essa razão, muitas IES deverão realizar uma combinação para fazer ensino presencial onde for possível, utilizando o ensino híbrido. Do mesmo modo, é importante inovar com possibilidades para que o ensino a distância consiga atender a uma grande parcela da população que não tem condições de atender ao ensino presencial. Este é o momento para proporcionar um sistema diferente, seja no âmbito de instituições públicas ou privadas.

 

Diante deste cenário, sua IES está em busca do que há de melhor em tecnologia?! Conheça o Valorizza Carreiras, a ferramenta ideal para auxiliar professores e alunos. Oferecemos um sistema com funcionalidades exclusivas para o ensino a distância, dando muito mais independência para o seu polo acadêmico. Solicite uma demonstração gratuita hoje mesmo e teste um sistema que vai permitir autonomia em diversas etapas do processo de estágio. Venha para a Valorizza Carreiras, nós acreditamos que a tecnologia pode aproximar pessoas!

 

VEJA UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe um comentário