Canal digital de vendas: como vender mais na pandemia?

Cenário atual retrata uma necessidade de mudança e expansão no mercado

Os segmentos da economia do Brasil e do mundo estão sofrendo os impactos ocasionados pela pandemia do novo Coronavírus. Apesar das dificuldades na retomada das atividades presenciais, não significa que não será possível atravessar este momento difícil mantendo o seu negócio. O cenário atual retrata uma necessidade de mudança e expansão no mercado, tendo na presença online uma nova possibilidade de geração de negócios.

O estabelecimento de um canal digital de vendas consiste em um processo ongoing, ou seja, um trabalho contínuo de captação de clientes potenciais, relacionamento e vendas. Essa forma de trabalho busca o uso de plataformas digitais para envolver o consumidor e transformá-lo em cliente. Um canal de vendas digital consiste em uma plataformas na qual os produtos ou serviços são apresentados aos consumidores e podem ser adquiridos. Também funcionam como canais de relacionamento e divulgação do produto.

Confira algumas dicas sobre como iniciar sua empresa pode crescer com um canal digital de vendas:

  • mapeamento e identificação do perfil do cliente ideal – conheça a fundo o perfil do cliente ideal para o seu negócio. Pense em quem você deseja engajar com a sua marca, pois essa escolha irá nortear suas ações, direcionando o seu plano de produção de conteúdo;
  • desenvolva conteúdo para atrair e engajar – é necessário se conectar com o seu público, adotando uma estratégia de conteúdo que esteja alinhada a jornada de compra;
  • realizar a venda no canal digital – em um canal de venda digital sua empresa tem à disposição diversas ferramentas para potencializar as vendas. Por exemplo, como marketplace, e-commerce, programa de afiliados, campanhas de Google, irão contribuir para atrair o seu público consumidor;
  • ative sua carteira de clientes – sua empresa precisa manter os clientes próximos, por isso, ative a base de clientes atuais. Essa ação busca proporcionar proximidade, algo fundamental para as vendas digitais. Ações como produção de conteúdos relevantes e gratuitos gratuitos, tais como artigos, e-books e vídeos podem ser de grande valia. Além disso, o envio de newsletters e o contato esporádico, seja com realização de telefonemas e videochamadas, podem resultar em negociações;
  • atraia novos clientes – inove em seu mix de produtos ou ofertas. Trabalhe com promoções que resultem em vendas futuras, ou seja, o cliente paga com desconto no momento atual para receber o serviço ou produto após o período de crise. Disponibilize bônus para os clientes que fecharem negócio, tais como brindes ou benefícios. É importante que o cliente perceba valor na compra que está realizando.
  • mantenha o investimento em mídias digitais – apesar da tendência em retrair e conter investimentos, é imprescindível que sua empresa continue trabalhando a geração de leads. Aproveite que as pessoas estão mais ativas na internet durante a pandemia, então, direcione uma verba para aumentar seus leads;
  • mensure e adapte suas estratégias – trabalhe permanentemente a mensuração de todas as estratégias adotadas no seu canal de vendas digital. Revise os indicadores-chave de performance (KPIs). Dados como número de leads, volume de tráfego em página, interações com campanhas de e-mails servirão para guiar o ajuste do seu planejamento e otimizar o trabalho da sua equipe de vendas digital.

Se sua empresa ainda não adotou uma estratégia de vendas online, é a hora de repensar seu modelo de negócio. Um canal digital de vendas certamente irá colaborar para que sua empresa deixe essa crise preparada para as novas demandas de mercado no período pós-pandemia.

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