Projetos de carreira: a relação alunos entre alunos e Instituições de Ensino

Conheça a solução que irá impulsionar o desenvolvimento de seus alunos e da sua IES

No Brasil, grande parte das Instituições de Ensino Superior (IES) dão atenção à retenção de alunos quando a evasão passa a ser uma realidade. Com isso, percebe-se que a realização de projetos preventivos, na manutenção da relação entre alunos e IES, ainda não recebe o devido cuidado.

Nesse sentido, é importante salientar que uma IES atenta e preocupada com seu corpo acadêmico, trabalha aspectos emocionais e técnicos dos alunos, podendo ser determinante para sua permanência no Ensino Superior. Alunos que sentem que pertencem a algo, engajam-se mais e, consequentemente, estão mais propícios a obterem sucesso na carreira acadêmica e profissional. Assim, uma IES que preza por uma gestão de qualidade e preocupada em investir no relacionamento com seus alunos, tende a ter menores índices de evasão acadêmica.

Uma IES preocupada em proporcionar a sensação de pertencimento, deve realizar ações ainda durante o processo de matrícula. Todo contato do aluno com a IES é parte importante deste processo, portanto, receber um tratamento diferenciado é primordial para que o acadêmico sinta-se bem acolhido. Ações de integração junto à comunidade acadêmica, seja no formato online ou presencial, também fazem toda a diferença no processo de pertencimento do aluno.

O engajamento do aluno deve ser dividido entre ele, que é o responsável por buscar o seu envolvimento e esforço no processo de aprendizagem; e a IES na qual estuda, que deve proporcionar o ambiente necessário ao seu engajamento. O resultado disso é um aluno comprometido, esforçado e não apático. Nesse processo, o aluno é o protagonista das suas escolhas, enquanto a IES oferece o suporte necessário para que o discente possa se desenvolver seu potencial de forma integral.

Se fatores como pertencimento e engajamento podem levar ao sucesso do aluno, é importante acompanhar a trajetória do acadêmico dentro da IES, somente assim é possível ter uma relação saudável que resulte em projetos de carreira para o aluno. E, para isso, nada melhor do que utilizar um sistema completo, que abrange todas as atividades dos alunos. Com o Valorizza Carreiras, você tem à disposição um sistema que aumenta a empregabilidade, amplia o relacionamento com o meio empresarial, automatiza processos e reduz custos operacionais, aumenta a competitividade da sua IES frente ao mercado e gera novas fontes de receita.

Além disso, no Valorizza Carreiras sua IES tem acesso a um exclusivo mural de oportunidades, controle de estágios obrigatórios e não obrigatórios, agente integrador para eliminar intermediários nos processos de contratação, consultoria de carreiras, projetos de pesquisa, extensão e voluntariado, monitorias e mentorias. Faça parte das instituições que inovam e crescem de forma sustentável! Agende hoje mesmo uma demonstração com nossos especialistas. NÃO PERCA TEMPO!

VEJA UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe um comentário