O estágio é peça-chave para conectar teoria e prática, ampliar a empregabilidade estudantil e fortalecer a marca institucional das universidades. No entanto, algumas Instituições de Ensino têm adotado o modelo de terceirização integral do setor de estágios, delegando a operação completa a terceiros.

 

Embora essa decisão pareça prática, ela pode trazer sérios riscos para a governança e para a conformidade regulatória.

 

1. Conflito de interesses

 

Quando a empresa que fornece a tecnologia também atua como agente de integração, surge um conflito natural: quem garante que os interesses da Instituição e dos estudantes serão priorizados?

 

2. Perda de governança e de dados

 

Os estágios concentram informações estratégicas: dados pessoais de estudantes, empresas parceiras e contratos. Ao terceirizar o setor, a Instituição pode perder controle sobre a gestão e a proteção desses dados.

 

3. Dependência tecnológica (lock-in)

 

Modelos fechados dificultam a portabilidade e tornam a Instituição refém do fornecedor, limitando a liberdade de escolha no futuro.

 

4. Riscos regulatórios e jurídicos

 

A LGPD estabelece que a Instituição de Ensino é a controladora dos dados. Além disso, MEC e órgãos reguladores podem questionar a terceirização integral, considerando fragilidades em auditoria e compliance.

 

 

O papel estratégico da IE

 

Manter o protagonismo sobre estágios garante:

 

  • Maior empregabilidade dos estudantes;
  • Relacionamento sólido com empresas;
  • Reputação acadêmica fortalecida.

 

Alternativas seguras

 

  • Plataformas neutras e abertas, sob controle da IE;
  • Integração com múltiplos agentes, promovendo concorrência saudável;
  • Auditoria e governança de dados em conformidade com a LGPD.

 

 

Conclusão

 

O estágio vai além da burocracia: ele é ativo estratégico para Instituições de Ensino.

 

 

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Antes de terceirizar totalmente o setor de estágios, reflita: Sua Instituição está preservando o controle sobre a empregabilidade de seus alunos ou entregando esse papel a terceiros?

 

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